Mesmo com nove textos pra ler, uma feira para fazer, pratos para lavar, roupa para colocar na máquina, uma avó para visitar, amigas para conversar e um namorado para beijar, eu preferi correr para o salão para ter meu momento de alívio semanal. Como?! Fazendo as unhas (ainda que minha professora de português insistisse em fazer ironia, dizendo que as unhas dela estão feitas desde que ela nasceu). É bem verdade que chego a ficar 1 semana, 2, 3 ou até 4 meses sem tirar as cutículas e dar um bom banho esmaltado em minhas garras. Mas, quando resolvo fazer, é para sair mais feliz e poderosa.
Como tenho sérios problemas com unha fraca, que descama e quebra, resolvi fazer uma coletânea de dicas para todas nós (sim, eu também pretendo usá-las).
Alguns cuidados são fundamentais para manter a saúde das unhas. Retirar o esmalte pelo menos dois dias antes de refazer as unhas, não tirar cutículas, utilizar algum tipo de fortalecedor, como o famoso “casco de cavalo” e mantê-las sempre curtas e limpas são princípios básicos para garantir a saúde e beleza das unhas.
Um dos problemas mais comuns é a escamação, causada pelo enfraquecimento das unhas. Isto se dá muitas vezes pela má alimentação e carência de vitaminas. “Quando se observa alguma alteração na coloração, textura, aparecimento de pequenas manchas brancas, é aconselhável procurar um nutricionista para fazer um balanceamento na dieta alimentar”, explica a esteticista Alcione Marocolo.
(http://www.jfservice.com.br/arquivo/mulher/dicas/1998/10/02-Como_cuidar_das_unhas/)
O problema é que todas (ou quase todas) as mulheres preferem tirar a cúticula, para dar um aspecto muito mais elegante e higiênico. Então...
Trate com carinho a cutícula solta. Muitos especialistas são contra sua remoção com instrumentos cortantes que possam levar a uma infecção na base da unha. Mas se você deseja retirá-las, o ideal é deixar as mãos untadas com creme hidratante ou gel por alguns minutos em água morna. Depois remova os excessos delicadamente usando um bastão com a ponta envolvida em algodão ou cotonete. Assim você remove também as escamas de pele morta, que estão na base da unha.
(http://www1.uol.com.br/vyaestelar/unha.htm)
Para resolver um problema que muito me estressa, a descamação da unha, eu achei uma dica bem legal. Falta só testar...
Aplique todas as noites um óleo nutritivo, uma gota de azeite de oliva. É simples, barato e muito eficiente para hidratar e prevenir descamação e rachaduras.Não as deixe muito compridas e proteja as mãos com luvas de borracha durante os serviços domésticos.
(http://www1.uol.com.br/vyaestelar/unha.htm)

Bem, ontem eu dei duas demãos de tâmara, da
risqué, que é essa cor aí ao lado esquerdo. Escolhi uma cor forte só para o fim de semana, já que não tinha nenhum evento formal para ir e podia brincar tranquilamente com a cor que eu quisesse.
Na terça vou trocar pelo esmalte de cor vida
(à direita), também da
risqué, para causar um

a boa impressão em uma entrevista de emprego. E assim eu vou adequando a cor ao meu estado de espírito e aos eventos que eu tenho que freqüentar.
O.B.S.: E o título? Bem, o título é para aquelas que acreditam (e eu acredito) no poder sedutivo de um arranhão, ainda que de leve, nas costas do amado. Ainda não experimentou? Tenta, então! Mas começa com calma.